O jet lag é um distúrbio do sono causado pela mudança de fuso horário que gera cansaço, irritabilidade, náusea e dor de cabeça nos viajantes
Ao fazer uma viagem para um lugar com um fuso horário diferente, é comum que os turistas sintam cansaço, sonolência, irritabilidade, náusea e até dores de cabeça. Estes são os sintomas do “jet lag”, um distúrbio temporário do sono que pode atrapalhar os planos dos viajantes. Entretanto, é possível diminuir o desconforto e aproveitar melhor a viagem com algumas medidas simples.
Pode parecer muito simples, mas escolher o assento certo no avião pode evitar o jet lag. “Reserve um assento na janela para que você possa controlar sua exposição à luz e à escuridão durante seu vôo”, diz um especialista em sono para o site australiano “Escape”. Outro segredo está em escolher o lado do avião de acordo com a maneira que você costuma dormir em sua cama para dormir mais facilmente na viagem. Se você prefere o lado esquerdo, fique à esquerda no avião, por exemplo.
Outras dicas
Além de escolher a janela certa no avião, outras medidas também podem ajudar a reduzir os efeitos do distúrbio, como dormir bastante na noite anterior à viagem. E faça as malas com antecedência para evitar estresses de última hora.
Também é possível ajustar o ambiente de acordo com o fuso horário de seu destino. Se estiver de dia lá, você pode simular um ambiente claro com uma caixa de luz portátil. Caso esteja a noite na cidade para onde está indo, o melhor a se fazer é evitar a exposição à luz, usando óculos escuros e diminuindo o brilho no celular.
Fazer pausas em viagens de longa distância com algo mais legal do que uma escala de aeroporto ou um café na beira da estrada também ajuda. Desta forma, é possível manter a sua energia e dar tempo ao relógio biológico para que ele se ajuste de uma forma mais gradual às mudanças do fuso horário e não sofra com o jet lag. Visite um ponto turístico divertido, faça 25 flexões ou tire uma soneca.
Fonte: IG