Imbassaí é a primeira praia da Linha Verde, como é chamada a bela estrada litorânea que liga a Bahia ao Sergipe. Distante apenas 10 quilômetros da Praia do Forte, o vilarejo é o oposto do vizinho no quesito tranquilidade e rusticidade. Em comum, as praias agradáveis contornadas por coqueirais – e, em Imbassaí, ainda há dunas gigantescas e um riozinho perfeito para banhos de água doce.

No centrinho do povoado, em meio aos cajueiros, pousadinhas, restaurantes e lojinhas se espalham por duas quadras. Os bares, que costumam ter música nas noites de sábado, também ficar por ali.

Vários riachos são formados ao longo dos seis quilômetros de orla sem tráfego de veículos. Aproveitando a variedade, as barraquinhas simples espalham suas mesas próximas do mar e também ao rio Barroso, em especial no canto direito da praia, onde fica a foz. Ao cliente, basta somente escolher em que água se banhar.

No rio, é possível alugar caiaque e stand up paddle. Para conhecer a isolada praia de Santo Antônio, uma das mais bonitas da região, é preciso seguir até à Vila de Diogo, a cinco quilômetros. De lá, uma trilha de um quilômetro em meio às dunas – vencida em cerca de 20 minutos – termina na praia emoldurada por coqueiros e areias brancas.

Na comunidade de pescadores instalada em Diogo encontra-se um belo artesanato – são bolsas e jogos americanos feitos a partir da palha, que é trançada e tingida. As peças podem ser encontradas também no restaurante Sombra da Mangueira, que serve uma das moquecas mais famosas e cobiçadas da região.

Comments

comments