Gramado é uma cidade encantadora, o frio traz a elegância e as hortênsias intensificam a beleza natural da cidadezinha. O ideal é dedicar alguns dias à viagem e não se prender apenas a Gramado e conhecer também os encantos de Canela, a cidade vizinha que está apenas a 7 km de distância. As duas cidades funcionam como uma só, tamanha a interação entre elas. A proximidade permite que os turistas circulem de uma a outra como se fossem apenas bairros vizinhos.
Gramado e Canela deixam seus visitantes maravilhados com a arquitetura própria da colonização européia. Viajar para Gramado é como estar numa cidade de interior, mas com toda a estrutura de cidade grande: eventos culturais, bancos, lojas e restaurantes da melhor qualidade. Isso sem falar no ar europeu e na culinária. Aliás, se a pretensão for manter uma dieta durante a viagem, não é uma boa ideia passar muito tempo por lá. Sequências de fondue são uma característica marcante da gastronomia local, assim como os chocolates das mais diversas qualidades e cafés coloniais de dar água na boca.
Viajando para lá, esteja preparado para passar frio e sentir de perto a beleza que a Região das Hortênsias pode proporcionar.
O dia a dia de quem visita essas cidades é na rua. Durante o dia, os turistas se dividem entre as atrações de Gramado e Canela e, ao final da tarde, retornam ao hotel para descansar e jantar em um bom restaurante.